PREPARAÇÃO PARA A TÁCTICA COLECTIVA
A Táctica em futebol é um plano de acções ofensivas e defensivas com o objectivo de vencer o adversário, dominando-o, respeitando as regras de jogo. Só podemos realizar um plano táctico tendo uma base táctica com participação importante das seguintes capacidades: cognitivas, habilidades técnicas, aptidões físicas, e de modo geral das qualidades psicológicas do jogador.
A Táctica em futebol é um plano de acções ofensivas e defensivas com o objectivo de vencer o adversário, dominando-o, respeitando as regras de jogo. Só podemos realizar um plano táctico tendo uma base táctica com participação importante das seguintes capacidades: cognitivas, habilidades técnicas, aptidões físicas, e de modo geral das qualidades psicológicas do jogador.
São 3 os grandes problemas tácticos em futebol: conservação/oposição
Desiquilibrio/Recuperação
Finalização/Protecção
Cada problema de jogo resolve-se mais ou menos rápidamente em função de um estado da relação de Oposição-Colaboração; são três os estados desta relação; Favorável, em Equilíbrio, e em Desequilíbrio.
PRINCÍPIOS DE JOGO
Oposição-Colaboração - - - -Ataque - - - - - Defesa
Favorável ao Ataque - - - Ataque Rápido - - - inf. numérica
- sair rápido - travar acção ofensiva
- manter avanço em tempo e espaço - protecção caminhos baliza
Equilibrada .- Ataque organizado - Defesa em Linha
- criar sup. numérica - marcar o portador da bola
- Mobilidade - criar sup. num. lado da bola
- criar insegurança
Favorável à Defesa -- Ataque Organizado -- Defesa c/ Sup. Numérica
- Conservar a bola e progredir - - -Recup. organizada da bola
- Criar Segurança
O SISTEMA DE JOGO
A Táctica colectiva está estreitamente ligada à noção de sistema de jogo; este é uma forma de organização dinâmica quer no ataque, quer na defesa, própria de cada equipa.
Será que o conteúdo é o mesmo?
A Organização de Jogo
É uma estrutura base em que ordenamos o sistema de jogo, com repartição de forças e distribuição de funções para cada posição.
Exemplo: Organização de jogo em 4 x 3 x 3, «a minha preferência».
- Três linhas de força:
- linha defensiva composta por 4 jogadores; (Zona de Segurança)
- linha média composta por 3 jogadores; 1 na zona central á frente dos dois defesas centrais (Trinco), e mais 2, «volantes» interiores, 1 na esquerda e o outro na direita; (Zona de Segurança e Risco)
- linha atacante com 3 jogadores, 1 na esquerda, 1 ao centro, e outro à direita. (Zona de Risco)
- é esta a organização de jogo que vou «defender», muito embora o 4 x 4 x 2, fosse uma das alternativas! Mas quase sempre circunstanciais!
- O Clube Desportivo de Torres Novas, após a saída do professor José Moniz, jogou em 4 x 3 x 3, pressionando logo á entrada da área do adversário; mas já tinha adquirido os princípios de jogo fundamentais, derivados do 3 x 5 x 2.
- O 3 x 5 x 2 , foi também uma das organizações de jogo que trabalhámos! com sucesso em Viseu, Académico de Viseu ; bem como o 3 x 4 x 3, com José Vasques no Fátima.
- Escusado será, fazer a descrição das linhas de força destas organizações de jogo! São óbvias.
- Em Tomar, no União de Tomar, utilizei o 4 x 3 x 3, mais o 4 x 4 x 2, e, só com equipas como o Fátima e Sport Lisboa e Benfica, o 3 x 5 x 2, em jogos de carácter particular.
Utilizei no Clube Atlético Riachense as 4 organizações de jogo em 2 épocas, com preponderância para o 4 x 3 x 3;
Com sucesso, visto que os recursos dos jogadores permitiram essas aplicações, e também porque os dirigentes do clube «confiaram» na nossa competência!
Ficamos hoje por aqui; a próxima mensagem será mais descritiva na interpretação da leitura que vou fazendo ao livro de Erick Mombaerts,e não só.
- Seria de um grande egoísmo e falta de ética deontológica e profissional não referir que, em situações críticas, pedi a opinião de José Moniz, e também a de José Vasques, que de pronto me auxiliaram no que podiam, embora à distância; «Trabalho de Equipa», meus senhores, Trabalho de Equipa!
- PS: Quando o Professor josé Moniz saíu do Académico de Viseu, devia tê-lo acompanhado na saída, independentemente de todos os problemas pessoais que na altura eu tinha!; foi um erro grave.
Sem comentários:
Enviar um comentário